ensino superior

Em meio a polêmica e protestos, Conselho Universitário da UFSM tenta votar código de conduta para alunos

Foto: Gabriela Perufo (Diário Arquivo)
Última reunião do Conselho Universitário que tentou aprovar o Código foi suspensa depois que alunos ocuparam a sala de reuniões

Pela terceira vez em menos de 15 dias, o Código Disciplinar Discente da Universidade Federal de Santa Maria será levado para votação no Conselho Universitário (Consu) da UFSM. Amanhã, às 8h45min, professores, servidores e alunos se reúnem na sala dos Conselhos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no 9º andar do prédio da Reitoria, para tentar votar a minuta do Código, que regulamenta condutas dos alunos da instituição. E a votação ocorre em meio a muita polêmica que coloca a reitoria de um lado e o Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE) de outro.

Colégio Politécnico da UFSM lidera ranking do Enem

A POLÊMICA
A reitoria defende que o Código Disciplinar irá regulamentar direitos e deveres dos alunos, e a instituição terá, enfim, uma ferramenta para investigar e tomar decisões, incluindo sanções a casos denunciados envolvendo estudantes na instituição. Exemplos como atos de racismo, com inscrições nas paredes de dois diretórios acadêmicos, registrados no ano passado ou mais recentemente a denúncia de um caso de estupro na Casa do Estudante Universitário 2 (CEU 2) seriam apurados e encaminhados conforme a regulamentação. Em um vídeo publicado há quatro dias no site da UFSM, o reitor defende o posicionamento da reitoria frente ao Código.

De outro lado, o DCE critica a forma como a proposta foi elaborada e diz se preocupar que a ferramenta seja uma forma criminalizar os estudantes de forma generalizada. Para o DCE, a proposta deveria ser construída em diálogo com a comunidade estudantil. Em um vídeo, publicado na página do Facebook, integrantes do DCE falam sobre os argumentos do estudantes.

 

TENTATIVAS DE VOTAÇÃO FRUSTRADAS
O Código já foi colocado em votação em outras duas oportunidades: dia 29 de junho e no último dia 4. Na primeira interrupção, o fato aconteceu após pedido de vistas solicitado por um dos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Na segunda oportunidade, a reunião teve de ser suspensa pelo presidente do Conselho Universitário, reitor Paulo Afonso Burmann, depois de uma manifestação de estudantes que impediu o prosseguimento das discussões, alegando que o documento não foi construído de forma conjunta com os estudantes e, por isso, teria um caráter arbitrário e punitivo. 

- Não podemos protelar ainda mais essa votação, pois temos processos que envolvem assédio, estupro e violência que precisam ter um instrumento que legitime os encaminhamentos dados pela Comissão de Sindicância - afirmou o reitor.

Conforme o reitor, os recentes casos envolvendo denúncias de racismo e violência sexual no âmbito da UFSM suscitaram a Reitoria a solicitar ao Conselho Universitário a votação do Código Disciplinar, que vinha sendo construído desde 2016. 

Clique aqui para ler a minuta na íntegra.

NOVO PROTESTO HOJE
Na página do DCE no Facebook, um evento convoca os estudantes para um novo protesto, hoje, a partir das 11h, no hall do Restaurante Universitário (RU). Confira a nota na íntegra:

"CONVOCAÇÃO DCE ?
Convocamos todas e todos estudantes para nos organizar e manifestar contra o Código Disciplinar Discente que está sendo, através de manobras por parte da reitoria, levado em votação no Conselho Universitário (Consu) sem haver o protagonismo estudantil em sua construção - muito pelo contrário, ela é totalmente verticalizada. 

Uma nova sessão extraordinária do Consu foi chamada para essa quinta-feira (12), para novamente tentar ser votado o CDD, visando a sua aprovação, com a menor participação estudantil possível, visto o período estratégico que a Reitoria está atuando: fim de semestre, quando a universidade entra em esvaziamento estudantil, e o movimento se fragiliza. Mas apesar disto, as e os estudantes mostraram e continuarão mostrando que não irão desistir da luta, e não deixarão um Código que as e os criminaliza passar! 

É AMANHÃ NO HALL DO RU I, ÀS 10H30!"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Professores municipais farão paralisação nesta quinta Anterior

Professores municipais farão paralisação nesta quinta

21 filmes e séries que ajudam com conteúdos do Enem Próximo

21 filmes e séries que ajudam com conteúdos do Enem

Educação